Fundão é o resumo de toda a beleza turística do Espírito Santo quando se diz que as terras capixabas estão entre o litoral e a montanha. Com suas praias e sua serra, o município, de 280 km², também carrega traços da cultura européia e africana, cercadas pela mata atlântica.
Localizado a 52 km da capital, Vitória, o município é situado ás margens do rio Reis Magos, também conhecido como Rio Fundão, devido a sua profundidade e que separa da cidade vizinha, Serra. Também faz limites com os municípios de Santa Teresa, Ibiraçu e Aracruz. Os nativos de Fundão são chamados de fundãoenses, sendo registrados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 16.430 moradores.
-Timbuí, mais próximo da sede;
-Irundi, área rural próximo à divisa de Santa Teresa, onde o rio Fundão nasce.
A rodovia BR 101 corta o município ao meio, e você sabe quando está chegando quando o colorido das barracas de mexericas,que, há mais de 30 anos, brotam em torno da estrada. A cidade tem um aspecto interiorano, acanhado, que toma contornos exóticos quando começa a ser explorada.
A aldeia e os trilhos do trem
Décadas mais tarde, as obras de construção da estrada de ferro entre Vitória e Minas Gerais, passando pela fazenda Taquaraçu, no interior de Nova Almeida, resultaram no desenvolvimento de um núcleo populacional às margens do rio Reis Magos. O rio passou a ser chamado de rio Fundão devido aos afogamentos de trabalhadores da estrada de ferro em suas águas fundas.
No dia cinco de julho de 1903, o vilarejo tornou-se sede do distrito, como nome de Fundão e exatos 30 anos depois, se tornou município. Em 1948, o distrito de Nova Almeida foi integrado ao município da Serra e na partilha territorial do Espírito Santo, Fundão ganhou Praia Grande, parte litorânea na foz do Rio Reis Magos.
muito obrigada essas informação me ajudou muito, continuar falando mais sobre as beleza do nosso estado e.s.
ResponderExcluir